segunda-feira, 15 de junho de 2009

A importância da versão texto no e-mail marketing.

Para fazer uma campanha bem sucedida de e-mail marketing é necessário tomar alguns cuidados. Neste post vou falar da importância da versão texto no e-mail marketing.

Quando um e-mail marketing, que possui imagens, chega na caixa de entrada, veja que estas imagens nunca chegam carregadas e sim chega bloqueada e com mensagens do tipo: “Para proteger a sua privacidade, imagens externas foram bloqueadas.” ou “Attachments, pictures, and links in this message have been blocked for your safety.” e um botão para carrega-las. Cada cliente de e-mail tem seu tipo de mensagem.

Quando se tem um e-mail onde a maioria do conteúdo é composto de imagens, este recurso de bloqueio faz com que este e-mail não informe todo o assunto que deveria, fazendo o contato perder o interesse, deletar ou mesmo se descadastrar da lista para não receber mais suas ofertas ou notícias.

Trabalhar a versão texto do e-mail marketing é de grande ajuda. Utilizar o atributo “alt” oferece um texto alternativo quando a imagem não carrega, e sua função é facilitar a “pré-leitura” do usuário. Diminuindo a possibilidade do contato não se interessar pelo conteúdo de seu e-mail.

A versão texto é também de grande importância para os contatos que não possuem o recurso de visualização em formato HTML. Muitas ferramentas de e-mail marketing criam automaticamente sua versão texto a partir do conteúdo do HTML, mas e-mail que são feitos somente com imagens, estas ferramentas não tem como gerar esta opção, a não ser que as tags “ALT” estejam bem definidas e bem escritas.

Cuidado com o texto das tags “ALT”, pois todo texto no meio do e-mail ou no meio do código HTML são lidos pelos softwares anti-spam e dependendo das palavras utilizadas, podem ser enviados direto para a caixa de spam do usuário.

Veja abaixo um exemplo de e-mail com formatação texto. Fiz uma análise de um e-mail antigo que recebi e coloquei nas boas práticas da ABEMD.

Utilize com sabedoria as boas práticas de e-mail marketing e maximize o sucesso de sua campanha.