quinta-feira, 4 de junho de 2009

Poder do E-mail Marketing

Hoje em dia, os internautas utilizam o e-mail como canal de comunicação. Com isso, as empresas obtiveram uma aproximação com seu público. Mandar e-mail de notícias, promoções e comunicados nunca foi tão fácil. Mas cuidado! Enviar e-mail sem ter obtido uma autorização prévia é considerado errado; é considerado spam.

Esta é a diferença entre o e-mail marketing e o spam. O e-mail marketing só será enviado para quem, por algum meio de cadastro, autorizou o recebimento de novidades da empresa. O spam não. Ele é enviado em massa, é invasivo e, em algumas situações, portador de vírus. Uau! Parece até uma doença.

O e-mail marketing, utilizado com sabedoria, é uma ferramenta poderosa para aumento de resultados e fidelização de clientes. Dependendo da plataforma que é escolhida e obedecendo as regras de boas práticas da ABEMD, é possível obter respostas imediatas como aberturas, cliques, opt-out e erros de servidores de recebimento, fazer análises comparadas de resultados de disparos, medir taxa de maior abertura e de cliques no horário do dia, na semana e no mês.

Saber analisar e focar o envio em cima destes resultados é uma forma eficiente de trabalhá-lo com sabedoria. Montar campanhas para públicos específicos e também fazer envios personalizados mostra como você é próximo de seu cliente e está interessado no seu bem estar. Você não está fazendo uma oferta de um produto e sim oferecendo uma oportunidade de ele obter um bem ou serviço que tanto necessita.

O e-mail marketing é uma forma de divulgação barata comparado a uma mídia impressa, vídeos na internet ou mesmo televisão. Ele é um canal direto com o seu público, eficiente e imediato no retorno de resultados. Utilize o e-mail marketing com sabedoria e você vai se surpreender.

Texto: Mariana Braga